Quanto às cores, não há muito o que dizer sobre tendências, porque quem faz o perfil do casamento são os noivos e, neste embalo, o convite entra no mesmo padrão. Mas há alguns tipos que vem fazendo bastante sucesso, como o estilo natureza, com papel reciclado e até mesmo uma flor entregue juntamente.
Também estão em alta aqueles com um estilo mais descolado, principalmente quando o casal é jovem, os de modelos mais “clean”, que dão leveza e sofisticação ao casamento, além de alguns mais incrementados, como dentro de caixinhas e que tenham algum mimo junto, como um terço, um punhadinho de arroz em um saquinho ou pétalas de rosa secas.
A entrega deve ser feita com pelo menos um mês de antecedência aos que moram na mesma cidade e seis para os que vivem distantes. Assim, todos terão tempo para se preparar e estar junto ao casal neste momento tão único. Padrinhos, madrinhas e “personagens” importantes devem recebê-los em mãos, enquanto os demais, por conta da correria cotidiana e dos preparativos, podem ser enviados via Correios ou por outros familiares.
O que deve ter no seu convite
Uma pergunta que muitos noivos se fazem é como nomear os convidados no envelope. Simples: se for um casal, irá “Sr. e Sra. sobrenome do marido” ou ambos com seus devidos nomes, sempre com os pronomes antes. A segunda opção é muito válida quando o marido e a mulher tem sobrenomes diferentes ou são homoafetivos.
Já se for uma família, vai sempre “Sr. nome do pai e Família”. Caso algum filho ou filha deste convidado já tenha se casado, o certo é enviar um separado, pois já se trata de outra procedência.
No convite propriamente dito é obrigatório conter as seguintes informações:
- Os pais ou os noivos convidando para o casamento (deve ser ressaltado que quando os pais convidam deve haver os nomes de todos, mesmo que “em memória”);
- Data, local e horário da cerimônia e da festa (caso haja);
- Telefone e/ou e-mails, para a confirmação de presença (RSVP);
- Aviso de que o convite deve ser apresentado na porta do local da festa ou os devidos papeis que darão acesso à entrada;
- O tipo de traje que os convidados devem usar;
- Locais onde estão as listas de presentes e, no rodapé do convite, em seus lados específicos, o endereço das casas dos pais, para que todos saibam para onde podem enviar (geralmente os sites já tem o lugar para a emissão, mas há quem queira comprar algo fora dos sites. Por isso, é sempre bom facilitar, deixando tudo esclarecido).
O que mais pode ter?
- Frases ou letras de músicas, para deixar que remeta ao momento dos noivos;
- Mapas, facilitando a chegada dos convidados aos locais;
- Caricaturas dos noivos, que mostre uma personalidade alegre ou alguma característica exclusiva deles.
Ou seja, escolha as cores, modelo e tudo o mais que você quer para o seu convite e comece dando um pontapé inicial para o seu casamento em grande estilo!
Por Priscilla Silvestre